quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Entretanto na outra margem do rio...

 3ª edição das Festas Populares de S. Sebastião

Uma festa do povo que mostra ao forasteiro a autenticidade dos setubalenses”

As Festas Populares de S. Sebastião, que têm início esta sexta-feira, prolongam-se até ao próximo dia 22 de Agosto e unem, pelo terceiro ano consecutivo, duas festas - a Festanima e a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, uma em cada margem do rio Sado. Com identidades e características próprias, ambas as festas prometem animação musical, gastronomia regional e muito convívio.
“Este ano, foi com alguma dificuldade que conseguimos pôr de pé a festa”, confessou Joaquim Oliveira e Costa, presidente da Associação das Festas Populares de S. Sebastião, que este ano esteve encarregue de organizar o evento.

Ainda assim, de acordo com o responsável, a Festanima, com inauguração marcada para sexta-feira, conseguiu um orçamento de cerca de 12 mil euros, equivalente ao ano anterior.
Nesta 8ª edição, a Festanima surge com algumas alterações, nomeadamente ao nível dos pavilhões, que são “mais pequenos, mas de maior qualidade e com mais segurança”, explica o dirigente.
Relativamente ao cartaz, Joaquim Costa adiantou que, tratando-se de “uma festa bairrista” e pela proximidade de datas em relação à Feira de Sant’Iago, “não permite que se arrisque um elenco artístico diferente do apresentado”. O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião acrescentou que “a ideia é oferecer aos turistas o melhor de Setúbal”, daí que se contratem os artistas da terra. Além disso, refere Carlos Almeida, “as pessoas não vêm pelo espectáculo, mas pela solidariedade humana”.

No que respeita ao número de visitantes, o autarca diz esperar que este ano haja mais que em anos anteriores, altura em que se registaram cerca de cem mil. Isto porque, de acordo com o presidente da junta, “muitos não têm possibilidade sequer de ir até ao Algarve, vão ficar pela região e vão presentear-nos com a sua presença”. “Estas festas são um hino de Setúbal, do rio e da sua gente, umas festas do povo que mostram ao forasteiro a autenticidade dos setubalenses”, expressou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião. Carlos Almeida revelou ainda que as festas deste ano, mas sobretudo as do próximo, que estão a ser preparadas, vão ser “uma coisa de verdadeira arromba!”. Jorge Nice, Quinzinho de Portugal, Irmãos Cabanas, Luís Portela e Gritos Mudos – Tributo a “Xutos e Pontapés”, são alguns dos artistas que participam na Festanima deste ano.

Outra novidade é o lançamento de um livro, durante a Festanima. Nesse “momento de cultura” programado, Augusto Martins, natural do Torrão, mas residente em Setúbal desde 1975, apresenta o seu livro, intitulado “Breve História do Bairro Santos Nicolau”, onde se mostram “imagens e histórias de vida do bairro”, indica Carlos Almeida. Na sua intervenção, o vereador André Martins, enalteceu o trabalho realizado por todos os que colaboraram na elaboração destas festas “que são participadas, realizadas e devem a sua grandeza, em grande parte ao movimento associativo”. 

Também presente na conferência de imprensa esteve Canas Gaspar, representante do proprietário do barco “Évora”, onde, mais uma vez, se realizou a apresentação das festas. O responsável pela empresa turística revelou que, com a ajuda da Secil, Ipodec e Jotum, o barco “Évora” ofereceu à junta de freguesia 150 ingressos para a viagem de ida e volta para as procissões na Festa de Tróia. “O lavo principal desta iniciativa, de cariz gratuito, é a população mais carenciada”, revela Canas Gaspar que adianta ter a esperança de poder criar um “evento especial”. Esse evento consiste em organizar um espectáculo nocturno de fados, a ter lugar no tombadilho do barco, que ficará atracado junto à Caldeira, em Tróia, este sábado. No entanto, o empresário ainda aguarda confirmação de várias entidades para poder avançar com o projecto.



Vera Gomes
in O Setubalense 11-08-2010
http://www.osetubalense.pt/noticia.asp?idEdicao=523&id=17842&idSeccao=3923&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário